1. Use roupas leves de algodão, não sintéticas – as roupas materiais naturais, como o algodão e o linho, favorecem a respiração da pele e absorvem a transpiração. Além disso, ao contrário dos sintéticos, estes tecidos não causam o sobreaquecimento da pele, causando atrito e, consequentemente, a irritação e o prurido.
2. Evite esfoliar a pele – Este hábito deve ser evitado. Isso porque o cuidado pode corromper a barreira da pele, deixando-a exposta e mais propensa a uma crise.
3. Hidrate bastante – A hidratação é essencial para todos, mas especialmente importante para quem tem psoríase! Hidratantes à base de ureia são uma excelente opção, e a dica é aplicar o produto logo após o banho, com a pele levemente úmida, para que a absorção seja otimizada.
4. Não tome banho de água muito quente – deve evitar a todo o custo tomar banho com água muito quente, ela resseca a pele, podendo deixá-la reativa e com propensão a uma crise do problema. Prefira água morna ou, mesmo fria se o clima permitir.
5. Tome sol regularmente, mas com cautela – É recomendado tomar sol cuidadosamente, 15 minutos por dia no sol da manhã, antes das 10h, ou à tarde, depois das 16h.
6. Tatuagens podem desencadear o problema – Traumas causados por tatuagens podem desencadear uma crise de psoríase. Por isso, o ideal é evitar tatuar a pele ou, pelo menos, ficar ciente de que isso poderá acontecer.
Dica: Você sabia que muitas pessoas possuem a doença Psoríase não sabem ou tem vergonha de procurar tratamento? A psoríase manifesta-se principalmente por apresentar lesões cutâneas como placas avermelhadas, espessas, bem delimitadas, com descamação, que podem surgir em qualquer local do corpo. É uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa.
Fatores podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a doença ou piorar o quadro clínico já existente, dentre eles:
Histórico familiar, estresse, obesidade, tempo frio, infecções diversas; medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.
Procure um dermatologista, caso possua algum desses sintomas.
Dica: Psoríase x verão
Você deixa de ir à praia por vergonha, devido a psoríase?
Então saiba que o combo sol + água do mar, trazem benefícios para a pele. Curta o verão tranquilo com nossas dicas:
1. Tomar sol: deve ser tomado sempre com moderação, evitando os horários de maior incidência de radiação e usando cremes protetores.
2. Cuide bem da sua pele após a exposição solar: depois do sol, não se esqueça de tomar banho e hidratar bem a pele.
3. Água do mar: grande aliado contra a psoríase no verão. O banho em água salgada é perfeito para a pele, reduz a inflamação, cicatriza feridas e também alivia a coceira.
4. Dermatologista: agende seu horário com o dermatologista, que vai ajudá-lo no controle da doença e dar orientações fundamentadas.
Existem diversas opções terapêuticas disponíveis para o tratamento de Psoríase e é possível viver com uma pele sem ou quase sem lesões, independentemente da gravidade da doença.
Fonte (https://www.dermaclub.com.br/)